Neste sábado, dia 19, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Fernandópolis completará quatro anos de atividade, com a marca de mais de 365 mil atendimentos. Além de Fernandópolis, o AME atende outros 29 municípios da região, o que corresponde a um público de 290 mil habitantes.
Os números impressionam. Desde o início de suas atividades, em 2012, o AME de Fernandópolis realizou 86.878 consultas médicas, 14.976 consultas com a equipe multidisciplinar (psicologia, nutrição e enfermagem), 3 mil cirurgias ambulatoriais e 260 mil exames.
Para gerente administrativa, Lucimeire Marques Domingues, o levantamento demonstra a importância regional e o reconhecimento da unidade. “Nós fazemos parte de uma rede de atendimento com distribuição de vagas é feita pela Secretaria Estadual de Saúde. Somo referência para pacientes que são encaminhados de outros serviços de saúde de toda nossa região”, explica.
Outro fator de orgulho para toda a equipe é a qualidade do atendimento da unidade fernandopolense. Segundo a avaliação que mede o grau de satisfação dos pacientes atendidos, Fernandópolis se destaca com um índice acima da média estadual, recebendo a avaliação positiva de 97,2% dos pacientes atendidos.
Atualmente as especialidades médicas do ambulatório são: cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, neurologia adulto e infantil, nefrologia, endocrinologia adulto e infantil, ortopedia, oftalmologia e reumatologia. Além dessas, há ainda uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.
Na própria também são oferecidos à população vários tipos de exames como, por exemplo, raio-X, ultrassom, exame de oftalmologia, análise clínica, eletrocardiograma, monitoramento por Holter, pequenas cirurgias de pele e oftalmológicas. Para o médico Flávio Henrique Nuevo Benez dos Santos, que coordena e equipe médica do ambulatório, “nosso objetivo é de apoio as Unidades Básicas de Saúde fazendo diagnóstico com especialistas e devolvendo os pacientes com tratamento específico para cada caso”.
Desde o início de suas atividades, o AME de Fernandópolis tem como gestora a Santa Casa de Fernandópolis, junto a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Para a provedora da Santa Casa, Dra. Sandra Regina de Godoy, “a gestão do AME pela Santa Casa representa um grande ganho para a nossa comunidade, principalmente quando as metas estabelecidas na implantação desse serviço têm sido superadas ano a ano, o que demonstra a preocupação de gerenciá-la visando a qualidade para nossa população”.