Após solicitação da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) aos órgãos públicos para que houvesse uma maior fiscalização na ação de vendedores ambulantes de produtos pirateados, intensificou-se o policiamento na principal rua da cidade.
No último final de semana, dia 4 de dezembro, uma ação conjunta da Polícia Militar de Fernandópolis com o Departamento de Fiscalização do Código de Postura da Prefeitura Municipal, foram apreendidos pela Polícia Militar 59 CDs musicais e 369 DVDs de filmes e show musicais pirateados.
Após o monitoramento e denúncia dos fiscais, os vendedores foram abordados pela Polícia Militar e encaminhados para a Delegacia Seccional de Polícia, onde responderam por crime de violação de direitos autorais.
De acordo com o delegado Dr. Orestes Carósio Neto, da Delegacia Seccional, uma operação realizada no dia 20 de novembro por policiais do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Fernandópolis apreendeu 71 CDs e 196 DVDs pirateados, com uma vendedora que os comercializava na Rua Brasil.
A ACIF,junto com os órgãos competentes de fiscalização e apreensão de produtos pirateados ressalta a importância da participação dos lojistas e dos consumidores para que denunciem quando identificarem vendedores irregulares, a fim de coibir esse tipo de comércio na cidade, pois é de conhecimento de todos que a pirataria é uma das fontes de financiamento do tráfico de drogas ilícitas e armas.