Entre hoje e amanhã cerca de 25 mil visitantes são esperados nos cemitérios municipais “Petronilo Gonçalves da Silva” e Votuporanga II
Às vésperas do feriado de Finados – 2 de novembro -, os ambulantes já preparam os produtos em suas barracas para receber cerca 25 mil pessoas que devem passar pelos cemitérios municipais “Petronilo Gonçalves da Silva” e Votuporanga II hoje e amanhã. Um exemplo é o do ambulante José Carlos Lopes do Nascimento que vende bijuterias e acessórios.
“Eu espero vender 20% a mais do que no ano passado, que também foi excelente. Nós vendemos uma boa porcentagem. O pessoal aproveitou o feriado para comprar brincos, anéis, pulseiras”, diz o ambulante. Para este ano ele avisa que as novidades são as bolsas e faixas de cabelo do grupo mexicano Rebeldes.
A equipe do Lar São Vicente de Paulo também participa do comércio ambulante no feriado. Há 20 anos os responsáveis pela instituição vendem flores e velas. Para o administrador, Valtenir Tavares de Sousa, a expectativa para este ano é vender todos os produtos, sendo que o dinheiro da venda é sempre revertido para o Lar.
O comércio vai funcionar na Rua João Gianezi, entre a Avenida da Saudade e a Rua João Fernandes Filho. Neste ano, a localização foi pensada para facilitar o tráfego de veículos na respectiva avenida, que é a principal via de acesso ao cemitério.
Hoje, o horário de funcionamento é das 7h às 18h, enquanto que no Dia de Finados os portões serão abertos uma hora mais cedo, às 6h, e fechados às 18h. Segundo o chefe do setor, Edson Genari, o movimento começa hoje, quando é comemorado o Dia de Todos os Santos e algumas pessoas religiosas vão ao cemitério ajeitar as sepulturas de seus parentes. Na quinta-feira, é esperada a maior parte do público, durante todo o dia. O horário de menor movimento geralmente é das 11h às 14h. Nos outros períodos a visitação é intensa.