A Polícia Ambiental de Presidente Prudente resgatou nesta quarta (27) um tamanduá-bandeira com sinais de atropelamento, em Dracena (SP), na Nova Alta Paulista. O animal, que corre risco de extinção, foi encontrado caído às margens da rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), próximo ao Parque Estadual do Rio do Peixe.
O animal foi resgatado pelos policiais ambientais e levado para o Hospital Veterinário da Cidade da Criança de Presidente Prudente, onde está recebendo os cuidados necessários. Após o tratamento ser finalizado, o animal será reintroduzido em seu habitat quando estiver em condições.
O tamanduá-bandeira é um animal típico das Américas do Sul e Central e pode chegar a 2,4 metros de comprimento. Com focinho longo e cauda peluda, o tamanduá-bandeira possui uma pelugem marrom-acinzentada com listras no peito e dorso.
Eles geralmente são vistos em florestas tropicais e secas, savanas e pastagens abertas, onde há abundância de formigas, que são fundamentais para sua alimentação.