domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos realizam detecção e prevenção da anemia falciforme

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, os alunos dos cursos de Medicina e Biomedicina da UNIFEV, sob supervisão dos docentes, realizaram atividades multidisciplinares em parceria com a Secretaria de…

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, os alunos dos cursos de Medicina e Biomedicina da UNIFEV, sob supervisão dos docentes, realizaram atividades multidisciplinares em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Nos dias 12 e 19 de novembro, foram ministradas palestras para os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo sobre Anemia Falciforme, uma doença hereditária e comum no Brasil, país majoritariamente descendente de negros.

Além das palestras e orientações, a parceria entre os Laboratórios de Análises Clínicas da UNIFEV e prefeitura disponibilizou 250 coletas de exames de sangue gratuitos para detecção da doença nos consultórios municipais. Os casos positivos serão informados e encaminhados para acompanhamento.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Ma. Eloni Aparecida Fontana, a frequência da Anemia Falciforme nos brasileiros varia de 2% a 8%, conforme a quantidade da população negra em cada região. “Esse tipo de anemia é crônico, mas, dependendo da situação de risco, o paciente é indicado para transplante de medula óssea em busca de uma possível cura. Porém, independentemente da situação, o acompanhamento médico deve ser feito pela vida toda”, explica.

Eloni também relata que é comum o diagnóstico por meio da triagem neonatal (teste do pezinho) e que, muitas vezes, os familiares possuem a doença sem diagnóstico.

DIA DO BIOMÉDICO

No dia 20 de novembro também é comemorado o Dia do Biomédico. No Campus Centro, alunos do curso realizaram atendimentos de tipagem sanguínea para os demais alunos da Instituição que não tinham conhecimento do seu ABO (classificação do sangue humano entre A, B e O) e Rh (grupo antígeno – negativo ou positivo).

Notícias relacionadas