sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos participam de reforma em escola por meio de oficinas

Um ambiente escolar agradável faz toda a diferença para a educação. E contar a ajuda dos alunos ao construir, reformar ou decorar esses ambientes, gerando não só descontração, mas também…

Um ambiente escolar agradável faz toda a diferença para a educação. E contar a ajuda dos alunos ao construir, reformar ou decorar esses ambientes, gerando não só descontração, mas também aprendizado e proximidade da criança com a escola é ainda melhor. Com essas propostas em mente, a Coopec, escola de São José do Rio Preto, uniu o útil ao agradável e apostou em reformar o parquinho da Educação Infantil por meio de oficinas sustentáveis realizada junto com os alunos. A finalização da atividade será no próximo sábado (29/08), a partir das 9h, na escola.

O novo ambiente de recreação está sendo construído com materiais recicláveis e com o auxílio dos alunos, que participam de atividades especiais, oferecidas em horários paralelos à grade curricular da escola. A ideia de reformar o ambiente e contar com a ajuda dos estudantes foi dos arquitetos Raquel e Luciano Ferreira, pais de alunos da Coopec.

“Como os brinquedos precisavam de reforma ou troca devido ao tempo de uso, decidimos, junto com a direção da escola, repensar o espaço de brincar das crianças de uma forma colaborativa”, explica Raquel. “Realizamos palestras para apresentar às crianças as diversas possibilidades de reaproveitar os pneus para fabricar brinquedos e, depois disso, elas mesmas desenharam e inventaram os brinquedos que queriam construir no parquinho, como balanço, gangorra, parede de escalada, cavalinho, entre outros”, conta.

Sustentabilidade

Além da reforma do ambiente de recreação das crianças, as oficinas têm o objetivo de ensinar princípios de sustentabilidade para as crianças. “A Coopec acredita que aprendizado e diversão caminham juntos. Por isso, por meio da brincadeira e do trabalho em equipe, elas compreenderam a importância de reaproveitar materiais que já haviam sido retirados da natureza, comenta a diretora pedagógica da escola, Moema Cotrim Saes.

Realizada com a participação das crianças, Raquel destaca que essa experiência ajudará a formar adultos conscientes da sustentabilidade. “Tal atividade é extremamente positiva para o aprendizado, pois compreender que nosso planeta não é ilimitado em seus recursos faz com que a criança cresça com esse entendimento e leve esses valores para a vida”.

Notícias relacionadas