Ratos encontrados nesta quinta-feira (27), dentro de uma caldeira na cozinha piloto da Prefeitura de Ilha Solteira, deixaram alunos de creches e escolas da rede municipal de ensino sem aulas nesta sexta-feira.
A Prefeitura chamou uma empresa para fazer a dedetização da cozinha após se espalhar na cidade um vídeo e imagens de ratos andando dentro da caldeira usada no preparo da alimentação. Todos os equipamentos já foram higienizados para que a cozinha possa voltar a preparar alimentação dos alunos da rede municipal de ensino na segunda-feira.
As suspeitas da administração municipal são de que uma válvula que descarta água e restos de comida na rede de esgoto tenha ficado aberta, facilitando a entrada dos ratos. Uma sindicância será aberta pela Prefeitura, para saber o que de fato aconteceu.
Dedetizações são feitas na cozinha-piloto a cada seis meses, segundo a Secretaria de Educação. A pasta ainda informou que as caldeiras ficam tampadas e que por conta disso os ratos não saíram do equipamento onde foram encontrados por um funcionário que trabalha no local.
Curiosamente, o flagrante dos ratos acontece em um momento em que a Prefeitura de Ilha Solteira discute a terceirização dos serviços executados pela cozinha-piloto. As investigações que serão realizadas devem indicar se este motivo pode ter levado alguém a facilitar o acesso dos bichos ao interior da caldeira.