Oito alunos e dois docentes da UNIFEV retornaram, na última semana, do Estado do Maranhão, onde participaram do Projeto Rondon. Os rondonistas representaram a Instituição na “Operação Jenipapo”, realizada com a comunidade carente da cidade de Mata Roma.
Durante os 15 dias de viagem, a equipe desenvolveu mais de 135 oficinas nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Qualificação Profissional, que obtiveram recorde de participação: 2,5 mil atendimentos.
De volta à UNIFEV, os universitários falaram sobre o orgulho, a satisfação e a sensação de dever cumprido por participar do Projeto. “Saímos daqui muito ansiosos e com mil expectativas nas malas e voltamos com a certeza de que fizemos o nosso melhor. Fomos para aquela comunidade para, de alguma formar, capacitar pessoas carentes. Pensávamos que deixaríamos um pouco de nós lá; mas, no final, fomos nós que trouxemos um pouco deles,” disse a aluna do curso de Jornalismo, Nadya Dayane Martins, 23 anos.
Para Rauer Ferreira Franco, 24 anos, estudante de Enfermagem da UNIFEV, estar em uma comunidade com condições realmente precárias foi um aprendizado. “Foi um choque ver o que nos foi ensinado em sala de aula, ali, bem na nossa frente. Realmente, o Brasil é muito maior do que imaginamos”.
Franco ainda contou que as ações realizadas pelo grupo foram simples do ponto de vista deles, mas bastante úteis e interessantes para os moradores de Mata Roma. “Durante esses dias, eles acreditaram na gente, confiaram na nossa equipe e na possibilidade de que poderíamos mudar a vida deles. Do mesmo jeito que aquela realidade parecia irreal para nós, a nossa também era para eles”.
O coordenador da equipe, Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, afirmou ser apaixonado pelo Projeto. “É a terceira vez que participo do Rondon e, a cada ano, são novas e únicas as experiências das Operações. É emocionante! Assim como diz o lema do Projeto, ‘é ter o Brasil como sala de aula’. Tenho certeza de que foi uma ótima oportunidade para todos modificarmos as nossas vidas e a de muita gente por meio do conhecimento”, finalizou.
RONDON
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e apoiado pelas Forças Armadas, tem o objetivo principal de promover a integração social, com a participação voluntária de universitários de todo o país. A iniciativa visa à busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do Brasil, a fim de ampliar o bem-estar delas, por meio de trabalhos coletivos propostos pelos jovens estudantes.