Oito alunos e dois docentes da UNIFEV, selecionados para representar a Instituição, no Projeto Rondon, embarcam, nesta sexta-feira, dia 16, para a cidade de Mata Roma, no Estado do Maranhão.
A “Operação Jenipapo”, como é chamada a ação, tem o objetivo de desenvolver atividades voltadas à Comunicação, à Tecnologia, à Produção, ao Meio Ambiente e ao Trabalho em comunidades carentes.
“Estamos ansiosos e cheios de expectativas em relação aos trabalhos que serão colocados em práticas na cidade de Mata Roma. Trata-se de uma comunidade carente bem afastada dos grandes centros, uma realidade totalmente diferente da nossa, o que renderá ensinamentos e boas recordações para os participantes”, ressaltou o docente e coordenador da equipe, Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e apoiado pelas Forças Armadas, visa a promover a integração social, com a participação voluntária de universitários de todo o país.
Os universitários, em projetos como o Rondon, têm a missão de buscar soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do Brasil, a fim de ampliar o bem-estar delas por meio de trabalhos coletivos.
De acordo com um dos estudantes selecionados, Richard dos Santos Rodrigues, 24 anos, aluno do curso de Sistemas da Informação da UNIFEV, a expectativa em relação à viagem é a melhor possível.
“É a realização de um sonho para mim. Há três anos trabalho, com educação na área da informática. Poder levar o meu conhecimento para uma comunidade tão distante é uma satisfação. A inclusão digital precisa ser trabalhada nessas áreas e, por meio das nossas oficinais, espero contribuir com a melhoria dessa realidade”, concluiu.
Os alunos e os docentes participantes do Projeto reuniram-se ontem, dia 15, na UNIFEV, ocasião em que discutiram os últimos ajustes da viagem e organizaram todas as malas com os materiais que serão utilizados nas oficinas e foram doados pela Instituição. O clima da reunião foi de total entusiasmo e ansiedade. O retorno está previsto para o dia 3 de fevereiro.