sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos do Colégio Unifev realizam debate sobre Inteligência Artificial

Os alunos das segundas séries do Ensino Médio do Colégio Unifev realizaram um debate sobre a Inteligência Artificial (IA), na última semana. A atividade foi desenvolvida sob a orientação e…

Os alunos das segundas séries do Ensino Médio do Colégio Unifev realizaram um debate sobre a Inteligência Artificial (IA), na última semana. A atividade foi desenvolvida sob a orientação e mediação da Profa. Ma. Karina de Oliveira, durante as aulas de Análise de Texto e Redação. Os estudantes tiveram uma semana para pesquisar e levantar informações para obter repertório sociocultural para elaboração do trabalho.

A apresentação das argumentações ocorreu no auditório da Cidade Universitária, onde os estudantes foram divididos em três grupos: dois deles discutiram sobre os benefícios e os malefícios da IA, enquanto um terceiro avaliou a argumentação, as fontes das informações, a objetividade, o respeito e o tempo estipulado para a exposição das ideias.

“Trata-se de uma prática importante no universo escolar, uma vez que os estudantes são estimulados a serem os protagonistas. Além disso, contribui para o desenvolvimento da oratória, da argumentação e do diálogo, possibilitando o conhecimento de vários aspectos acerca de um mesmo tema”, explicou a professora.

Para a estudante da 2a Série A, Bruna Mariotto Cintra dos Santos, o trabalho proporcionou uma imersão no universo da IA. “Foi uma oportunidade para a formação da nossa opinião e para aprender a ouvir as ideias dos outros, aprimorando nossa análise crítica. Falar sobre a inteligência artificial está muito em alta e, com esse trabalho, foi possível entender os prós e os contras dessa tecnologia em nossas vidas e na sociedade”, relatou.

O debate proposto e realizado pela professora Karina favoreceu a ampliação do processo pedagógico, individual e social dos alunos. Segundo Julia Palhares Conti, da 2ª série B, “a atividade nos tirou da zona de conforto ao nos desafiar a discutir sobre um tema extremamente atual. Durante o debate, enfrentamos diferentes opiniões, gerenciamos o tempo, desenvolvemos formas individuais de expressar ideias, colaboramos em equipe e, acima de tudo, cultivamos o respeito pelo próximo. Esse momento enriqueceu nossa jornada escolar e transformou minha perspectiva sobre inteligência artificial e debates.”

“Esse é um desafio que as escolas enfrentam e que deve ser abordado para explorar esse universo digital no qual estamos inseridos. Debater de maneira saudável todas essas questões é fundamental para o amadurecimento argumentativo e para o desenvolvimento criativo dos nossos alunos”, destaca a diretora do Colégio, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes.

Notícias relacionadas