Os alunos dos oitavos e nonos anos do Colégio Unifev se reuniram, na última sexta-feira (dia 8), para debater sobre o período histórico e universo literário que viviam os personagens do premiado filme “O Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro.
O encontro foi realizado no Auditório da Cidade Universitária e faz parte do projeto Cine Debate “Carla Camurati”, comandado pelos professores Me. Alessandro Henrique Cavichia Dias (História) e Me. José Francisco Bertolo (Língua Portuguesa), e tem como objetivo usar o cinema como uma linguagem pedagógica dentro do ambiente escolar, promovendo a cultura. Tal prática pedagógica é incentivada pela coordenação e direção do Colégio por acrescentar conteúdos extracurriculares aos saberes dos estudantes.
“A nossa ideia é trazer alguns clássicos para discutirmos com os alunos sobre história, religião e política, por exemplo, onde a gente possa realizar um debate amplo sem envolver apenas uma ou duas disciplinas como já é feito normalmente em sala de aula”, ressaltou Alessandro.
“Esperamos que o aluno consiga enxergar o filme não só como uma linguagem de entretenimento, mas também como uma fonte inesgotável de produzir e promover reflexões profundas sobre diversos elementos, inclusive, fazendo um link com os conteúdos e conceitos estudados em sala de aula”, finalizou o professor José Francisco.
Projeto de Leitura
Neste ano, as turmas dos 8º anos também estão participando do Projeto de Leitura “Meu Colégio Lê”, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa José Francisco. A primeira obra analisada pelos estudantes foi o livro “Por que indiana, João”, de Danilo Leonardi.
Entre as discussões despertadas pela leitura, destaca-se o cuidado com a saúde emocional dos alunos e os desdobramentos causados pelo bullying no ambiente escolar.