Na noite da última segunda-feira (28), 70 alunos dos sétimos e oitavos anos do Colégio Unifev receberam seus certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido na Escola, em parceria com a Polícia Militar.
O evento, realizado no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, contou com a presença dos estudantes, seus familiares e professores, além da diretora do Colégio, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes e a coordenadora da Escola, Profa. Esp. Maria da Cruz Martins Viola.
O objetivo do Proerd é promover a conscientização e a orientação dos participantes sobre temas como drogas e violência. Durante este semestre, as atividades foram desenvolvidas pelos policiais Gustavo Maciel Murari e Kleber Troiane, por meio de visitas semanais aos alunos.
“Nem a pandemia nos impediu de transmitir conhecimento cívico para esses alunos. Por conta da paralisação das aulas, nós não conseguimos apresentar o projeto por dois anos com essas turmas que estavam cursando, então, o 5º ano. No começo de 2023, entramos em contato com a escola para saber da possibilidade de desenvolvermos as aulas com esses alunos e fomos rapidamente atendidos”, disse.
Ainda, segundo Troiane, o programa tem um forte impacto na educação das crianças. “Nós temos um livro didático com o qual trabalhamos lições como cidadania, valorização da vida, respeito e decisões seguras e saudáveis para formar pessoas produtivas em prol da sociedade. Este trabalho é desenvolvido com o auxílio dos professores, em sala de aula”, explicou.
De acordo com a diretora Adriana, a colaboração da Escola com a Polícia é muito importante e já completou mais de 20 anos de parceria. “Desde o ano 2000, essa equipe trabalha diretamente com as crianças. O Colégio, como sempre, foi pioneiro na parceria e, em todos esses anos, percebemos o bom resultado que ele gera em nossos alunos”, concluiu.