segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos de rede estadual conquistam 330 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Os alunos da rede estadual paulista conquistaram 34 medalhas de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O saldo total alcançado pelos alunos das escolas estaduais de…

Os alunos da rede estadual paulista conquistaram 34 medalhas de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O saldo total alcançado pelos alunos das escolas estaduais de São Paulo na competição foi de 330 medalhas, das quais 34 de ouro, 102 de prata e 194 de bronze. A premiação, que conta com a presença do secretário da educação Herman Voorwald, acontece amanhã (02/06), às 14h, no Memorial da América Latina.

Voltada a estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, a OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática. A 7ª edição da olimpíada, que ocorreu em 2011, contou com a participação de mais de 18,7 milhões de estudantes e 44 mil escolas, dos quais 3,5 milhões alunos e 5,2 mil unidades da rede estadual paulista.

Além das medalhas, também são concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A organização do evento também premiará os professores e as escolas que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas. Um computador portátil com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática será dado a cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).

Notícias relacionadas