Os alunos do curso de Medicina da UNIFEV participaram de atendimentos gratuitos à população, promovidos durante a Campanha Nacional de Prevenção contra o Câncer de Pele, que aconteceu no último sábado (dia 29), na Concha Acústica.
O evento foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apoiada pelo Centro Universitário de Votuporanga e pela Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a ação, coordenada por médicos dermatologistas da cidade, os estudantes colaboraram com a realização de exames dermatológicos e a orientação sobre as formas de prevenção da doença. Quem passou pelo local também recebeu amostras de protetor solar e assistiu a palestras ministradas por profissionais da SBD sobre o tema.
A aposentada Maria Francisco Morita, 62 anos, foi atendida pelos universitários e elogiou a iniciativa. “Muitas vezes, as pessoas não têm o hábito de ir ao dermatologista e, por estarem desorientadas, acabam não se cuidando. Toda informação, ainda mais de graça, é bem-vinda”.
A docente da UNIFEV e coordenadora local da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, Profa. Dra. Adriana Vargas Bufulin, explicou que o objetivo da campanha é justamente o destacado pela a aposentada.
“A meta era conscientizar todo o país sobre a doença e oferecer orientação gratuita à população. A participação dos estudantes de Medicina para que isso fosse cumprido aqui, em Votuporanga, foi fundamental. Certamente, a experiência também contribuiu muito para a evolução profissional deles”, ressaltou.
As pessoas diagnosticadas com lesões suspeitas ou que se enquadram no grupo de risco da doença foram encaminhadas ao Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga (AME).