sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos de Jales desenvolvem projeto sobre literatura de cordel

Os terceiros anos das escolas municipais Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda e Profª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, trabalharam a literatura de cordel no decorrer do segundo bimestre. O projeto…

Os terceiros anos das escolas municipais Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda e Profª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, trabalharam a literatura de cordel no decorrer do segundo bimestre. O projeto proporcionou aos estudantes com o gênero, a linguagem e estrutura composicional, além de desenvolver habilidades de leitura e produção de cordéis, a atividade gerou grande interesse nos alunos.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Ensino Fundamental, Andrea Carla Peruche Rubio, a literatura de cordel se originou em Portugal, pelos trovadores medievais e aqui no Brasil, se popularizou pelos repentistas nordestinos ou violeiros. “Cordel é um gênero literário popular, escrito em versos, ritmado, com gravuras conhecidas como xilogravuras, utilizadas em suas capas. Os poemas são grandes, apresentam de oito a dez estrofes construídos a partir de relatos orais, muitas vezes fazendo referência à vida cotidiana”.

As professoras Andrea de Souza Pereira, do 3º ano A e Elisângela Lopes Vilera Longo, do 3º ano B da escola João Arnaldo e a professora Dalila Mandarini Saran, do 3º ano A da escola Iracema Pinheiro Candeo foram as responsáveis pelo projeto “Literatura de cordel” sugerida pelo material didático “Ler e Escrever”, utilizado pela rede municipal de ensino. No decorrer do projeto os alunos apreciaram leituras de cordéis em voz alta, realizadas pelas professoras, além de participarem de atividades de escuta de áudios e vídeos com declamações de cordéis nordestinos. A partir destas apresentações, elaboraram pesquisas sobre autores do gênero, análises linguísticas de cordéis e desenvolveram atividades para conhecer as características pertinentes a este gênero literário tão importante para a nossa cultura.

“O foco central do trabalho foi a produção autoral dos cordéis, que após serem criados pelos alunos, foram declamados por seus autores para os amigos da escola. A finalização do projeto se deu com a apresentação e exposição dos cordéis, criados e ilustrados pelos próprios alunos. O trabalho foi encantador, proporcionou um aprendizado que vai além das habilidades de ler e escrever, os momentos de pesquisa, análises e criação permitiram aos alunos vivenciarem e contemplarem um pouco da variedade de culturas e saberes do nosso país, oportunizaram às crianças a brincadeira com as palavras e rimas, riquezas iminentes da nossa língua portuguesa. Com certeza nossas crianças levarão estes saberes para além dos bancos escolares”, afirmou a coordenadora geral do ensino fundamental Andrea Peruche Rubio.

Notícias relacionadas