De 3 a 26 de novembro, o Serviço Social da Indústria (SESI-SP) realiza as seletivas do 6º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League.
A competição terá seis etapas regionais,
que serão disputadas em Osasco e em Presidente Epitácio, e reunirá 1.020 alunos de ensino fundamental do SESI-SP. A seletiva que será realizada de 17 a 19 de novembro, em Presidente Epitácio, terá a participação do time SESI Troopbotics, de Fernandópolis.
O tema desta edição do torneio será World Class, que colocará em evidência o futuro da aprendizagem. Os alunos terão de criar e apresentar projetos de pesquisa que apontem maneiras inovadoras de reunir o conhecimento e as habilidades que serão necessárias no futuro.
Além da elaboração do projeto de pesquisa, os times participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A disputa é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.
Os times são integrados por seis alunos, um técnico e um mentor, e são avaliados com base em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).
Das 170 equipes que iniciam o torneio, 40 se classificam para a fase estadual, que será disputada dias 29 e 30 de novembro, em Presidente Epitácio. Os melhores times da Etapa Estadual se qualificam para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2015, em Brasília. As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais.
Presença no exterior – Em maio deste ano, quatro equipes da entidade participaram o FLL Open European Championship 2014, em Pamplona, Espanha. Na categoria Apresentação de Pesquisa, o segundo lugar ficou com alunos da equipe SESI Fênix, de Bauru, e a terceira colocação para o SESI Cyberzukas, de Valinhos. O time de Álvares Machado, SESI Ironbot, conquistou o terceiro lugar no quesito Inspiração. O torneio ainda contou com a participação do SESI Big Bang, de Birigui.
Além da competição disputada na Europa, o SESI-SP marcou presença na América do Norte. A equipe SESI ItapêRobota, de Itapetininga, conquistou o segundo lugar geral do FLL International Open 2014, realizado em Toronto, Canadá. A equipe ainda obteve o segundo melhor resultado no quesito Desempenho do Robô e foi campeã da competição de mesa, o Desafio do Robô. O time SESI Jedi`s, de Jundiaí, também representou a entidade em competição no Canadá.
O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do ensino fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real. Desde o primeiro torneio, em 2009, o número de equipes participantes cresceu mais de 300%, saindo de 53 para 170 equipes nesta edição.
Na opinião de Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI-SP, o objetivo do evento é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia a partir do Ensino Fundamental II e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nos laboratórios do SENAI-SP. “Estamos desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro. Não é apenas robótica. Estamos introduzindo os jovens para o futuro.”
Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. “Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas”, completa Vicioni.
Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.
Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 6º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.