segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos dão dicas de como prevenir problemas de coluna

Os alunos do 7º Semestre de Fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis, por meio de seus conhecimentos, pesquisas e prestações de serviços as Clínicas Integradas da FEF junto a Valéria…

Os alunos do 7º Semestre de Fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis, por meio de seus conhecimentos, pesquisas e prestações de serviços as Clínicas Integradas da FEF junto a Valéria Munhóz, professora responsável pela Prática Supervisionada em Avaliação Terapêutica, reuniram informações sobre os problemas e prevenções de dores na coluna.

Confira abaixo o resultado:

A dor na coluna é um sintoma referido por mais de 80% da população em algum momento da vida e é um dos motivos mais frequentes que leva o paciente ao consultório do clínico geral, sendo superado apenas pela dor de cabeça.

Como dificilmente temos as opções de deixar de trabalhar ou de arranjar profissões “mais saudáveis” ou compatíveis com eventuais problemas de coluna, é fundamental adotar estratégias de prevenção e de compensação. Os grandes vilões da nossa coluna são os designados exercícios de repetição.

Os principais problemas

Hiperlordose: é o aumento da curvatura na parte mais baixa da coluna, provoca o “bumbum empinado”.
Escoliose: é o desvio da região atrás do pescoço, na parte de cima da coluna, para o lado direito ou para o lado esquerdo, comum em pessoas que levam bolsas e mochilas sempre no mesmo ombro.
Hipercifose: conhecida como corcunda, é o aumento da curvatura da região da coluna.
Hérnia de disco: ocorre quando os discos que separam as vértebras da coluna se rompem em função do desgaste contínuo, o que provoca fortes dores no nervo ciático.

Todos os problemas mencionados acima podem causar uma hérnia de disco.
Como prevenir:

1. Cuidar para não adotar posturas prejudiciais à coluna na realização das atividades domésticas e no trabalho;
2. Praticar atividades físicas regulares, no mínimo três vezes por semana, com duração média de uma hora, sempre com o acompanhamento de um professor de educação física, fisioterapeuta ou outro profissional da área da saúde;
3. Ao permanecer sentado, o ideal é que os pés estejam apoiados para que os joelhos fiquem levemente mais altos que o quadril;
4. Ao pegar um objeto no chão o correto é dobrar os joelhos e agachar;
5. Introduza o hábito de espreguiçar. É um alongamento que solta às estruturas do corpo em geral;
6. Ao carregar sacolas evite o sobrepeso em uma única mão.
É sempre importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio para qualquer doença e nunca esquecer que o diagnóstico e tratamento precoce juntamente com a atividade física são fatores que contribuem para a cura das doenças da coluna.

Alunos responsáveis: Girlania Andrade; Indira P. da Silva; Lenara Ap. Santos Pereira; Michel D. Araújo Souza; Monise Iglesias Lima; Natalia de Souza Oliveira; Tamy Ianaê Valverde;

Notícias relacionadas