sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da Unifev vencem campeonato em “Inovação Tecnológica”

Os alunos Alexsander dos Santos Morelli, 14 anos, e Gustavo Vieira Rodrigues, 16 anos, matriculados no 9º ano B do Colégio Unifev, venceram o 1º Campeonato de Robótica do Centro…

Os alunos Alexsander dos Santos Morelli, 14 anos, e Gustavo Vieira Rodrigues, 16 anos, matriculados no 9º ano B do Colégio Unifev, venceram o 1º Campeonato de Robótica do Centro Universitário de Votuporanga, na categoria “Inovação Tecnológica”.

O evento, destinado aos estudantes da Instituição e à comunidade em geral, aconteceu na última quarta-feira (dia 21), na Cidade Universitária, e teve o objetivo de incentivar a criação de projetos de robótica, a fim de motivar e despertar a curiosidade dos competidores para a realização de pesquisa na área e a participação em encontros científicos do País.

Sob a supervisão do Prof. Esp. Bruno Benhocci, os adolescentes desenvolveram, por meio das aulas de Física, um protótipo de guindaste, feito de Lego e eletroímãs, para remover materiais, como sucatas e lixos. Durante a competição, a “máquina” programada pelos alunos simulou o trabalho “carregando” clipes.

“Foi a primeira vez que participamos de um campeonato de robótica. Produzimos o robô em três semanas e, apesar da ansiedade, nos esforçamos para conseguir vencer em uma das categorias. Estamos muito felizes e realizados!”, contou o estudante Gustavo.

Para Alexander, a competição veio ao encontro do conteúdo trabalhado em sala de aula. “Estávamos estudando sobre eletroímãs e aproveitamos o gancho para produzirmos o nosso protótipo. Sempre gostei de robôs e achei muito interessante participar do evento”, disse.

O prêmio para os vencedores foi um kit tecnológico, chamado “PCDuíno”, um teclado e um mouse sem fio para computador.

2º lugar

Os alunos Armando Gabriel Russo Barbosa, 14 anos, Gabriel Waideman de Mendonça, 14 anos e Renan Telli Gongra, 13 anos, também matriculados no 9º ano B do Colégio Unifev, conquistaram o 2º lugar na categoria “Inovação Tecnológica”.

Os estudantes desenvolveram um guindaste de Lego e eletroímãs para simular a retirada de containers. Como prêmio, os adolescentes ganharam um “Kit Arduíno Avançado”, composto por peças de Lego.

Notícias relacionadas