Os alunos dos primeiros períodos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIFEV realizaram, na noite da última segunda-feira (dia 22), uma Feira do Imposto.
A atividade foi realizada no pátio do Bloco 8 da Cidade Universitária e teve o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a alta carga tributária existente no País.
De acordo com o coordenador da graduação em Administração e interino no curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a iniciativa propôs despertar a atenção da comunidade acadêmica sobre os valores de impostos e taxas cobradas em produtos e serviços.
“A realização da feira contribuiu para o conhecimento e compreensão do quanto esses tributos são desfavoráveis para o consumidor, pois deixam as empresas sem opções para a competitividade, independentemente do porte ou setor”.
Para o estudante do curso de Administração Sérgio Augusto Soares, 19 anos, a Feira proporcionou uma maior consciência sobre o quanto se paga realmente em algum produto.
“Meu grupo abordou os preços de móveis e utensílios domésticos, com a montagem de uma sala de estar. Percebemos que, dependendo do item, pagamos mais impostos do que o próprio aparelho, como é o caso do videogame, por exemplo”.
João Pedro de Paiva Bastos, 18 anos, aluno da graduação em Ciências Contábeis, abordou com sua equipe as taxas aplicadas em computadores e equipamentos de informática e disse se sentir prejudicado.
“Esse dinheiro todo que o brasileiro paga nos impostos deveria ser investido em benefícios para a população. Porém, o que vemos é que isso não acontece. Por isso, acho muito abusivo pagarmos tanto e depois não usufruirmos disso”.