domingo, 22 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da UNIFEV poderão fazer teste rápido de HIV e Sífilis

Os alunos da UNIFEV poderão fazer testes rápidos de HIV e Sífilis, a partir desta segunda-feira, dia 25. Os exames, gratuitos, serão realizados no Laboratório de Análises Clínicas da Instituição,…

Os alunos da UNIFEV poderão fazer testes rápidos de HIV e Sífilis, a partir desta segunda-feira, dia 25.

Os exames, gratuitos, serão realizados no Laboratório de Análises Clínicas da Instituição, localizado no bloco 6 do Câmpus Centro, em diferentes horários: dias 25 e 28 (das 14h às 16 horas e das 19h30 às 22 horas) e dias 26, 27 e 29 (das 19h30 às 22 horas).

A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo, realizada na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde. O movimento é uma iniciativa do Governo Estadual, em razão do dia 1º de dezembro, data em que se comemora o combate à AIDS.

Além do diagnóstico precoce do HIV, serão desenvolvidas ações de prevenção no local. A testagem rápida consiste em examinar uma gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente. O procedimento leva o nome de pulsão digital e o resultado é informado em, aproximadamente, 20 minutos.

Para a coordenadora da campanha, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Stela Vieira Rodrigues, o teste é recomendado para qualquer pessoa, independentemente de ela ser gay, profissional do sexo, usuária de drogas ou se enquadrar em alguma situação de risco, como a relação sexual sem uso do preservativo.

“A parceria com a UNIFEV é fundamental para o projeto, porque neste ano os jovens são o nosso principal público-alvo. No entanto, reforço a ideia de que todas as pessoas devem fazer esse exame. Ele é rápido, sigiloso e seguro. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor será o tratamento e a qualidade de vida do portador do HIV”, explicou.

A comunidade em geral também pode participar da Campanha, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) pelos telefones: (17) 3405-1584 e 3423-6053

Notícias relacionadas