domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da UNIFEV desenvolvem atividades para inclusão de surdos

Os alunos do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV estão desenvolvendo atividades para a inclusão de surdos na sociedade. O projeto “PsicomLibras” tem o objetivo de conscientizar as…

Os alunos do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV estão desenvolvendo atividades para a inclusão de surdos na sociedade.

O projeto “PsicomLibras” tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é a surdez e os direitos de quem possui a deficiência.

De acordo com a coordenadora interina da graduação, Profa. Ma. Maria Celina Trevisan Costa, os estudantes passaram de sala em sala do Centro Universitário de Votuporanga, apresentando a colaboradora Olívia Menóia, que entrava conversando na língua de sinais.

“A primeira reação de todos é de estranheza, mas logo os universitários explicam que este episódio é rotineiro na vida de um surdo, pois, na maioria dos lugares, não há pessoas conversando em libras e a percepção dos surdos são as mesmas que os estudantes tiveram, a de não entender nada”, explicou.

O aluno do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV Carlos Silvano de Souza Neto 24 anos, contou que a ideia é trazer uma conscientização sobre a inclusão da pessoa surda, bem como esclarecer algumas questões sobre a Língua de Sinais Brasileira (Libras).

“Distribuímos um material com informações do que é essa deficiência, como são as causas e possíveis fatores genéticos. Também falamos sobre alguns direitos e fazemos o questionamento de se as pessoas já viram intérpretes em locais públicos, por exemplo”, contou.
Maria Celina ainda frisou que a proposta é muito esclarecedora e merece toda a atenção.

“Com a iniciativa, os alunos podem vivenciar a atuação em Psicologia Social e Comunitária por meio da efetivação de um trabalho de conscientização integrado, com a participação da comunidade acadêmica”, explicou.

Notícias relacionadas