sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da UNESP ganham prêmios em congresso sobre aranhas

Três alunos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, campus de Rio Preto, tiveram seus trabalhos premiados no 17º Congresso Internacional de Aracnologia. O evento, ocorrido…

Três alunos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, campus de Rio Preto, tiveram seus trabalhos premiados no 17º Congresso Internacional de Aracnologia. O evento, ocorrido pela primeira vez no Brasil, foi realizado de 5 a 10 de agosto, em São Pedro (SP).

Um dos trabalhos faturou o primeiro lugar na categoria painel de pós-graduação. O estudo, intitulado “Pollinators avoid flowers with artificial spiders” (“Polinizadores evitam flores com aranhas artificiais”), teve como objetivo verificar, por meio de experimentos em campo, se modelos artificiais de aranhas da família Thomisidae (conhecidas como crab spiders – “aranhas caranguejo”) influenciam no comportamento dos polinizadores das flores de Rubus rosaefolius (família das rosas).

As primeiras experiências demonstraram que, ao se deparar com a aranha artificial, os polinizadores reconhecem o perigo e não se aproximam da flor. No entanto, colocando-se apenas o abdômen da aranha na flor, os insetos se aproximam normalmente.

Os pesquisadores realizaram três experimentos simultâneos: um com a presença da aranha mãe com seu comportamento natural; outro sem a fêmea; e outro sem a fêmea e sem a tela.

Notícias relacionadas