Uma nova ferramenta para auxiliar pessoas com diagnóstico de Alzheimer ou com problemas associados à perda de memória. Um game que auxiliará crianças a memorizar formas de higienização e controle de eliminação de vírus. Ou uma plataforma que permite à família e paciente, acompanharem as etapas dos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.
Ideias inovadoras como essas foram desenvolvidas por alunos da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp – por meio da disciplina de “Inovação e Empreendedorismo” e serão divulgadas no próximo dia 6 de julho durante o 2º Simpósio de Inovação e Empreendedorismo na Saúde. O evento terá a participação de Orlando Bolçone, vice-prefeito de Rio Preto, presidente do Parque Tecnológico de Rio Preto e paraninfo da turma.
No total, 15 projetos serão divulgados no evento que será on-line, a partir das 19h, com transmissão pelo Youtube. Todos os projetos buscam solucionar algum problema relacionado ao setor da saúde. Os detalhes dos protótipos serão mostrados durante o evento.
As apresentações também têm como objetivo estimular o empreendedorismo na saúde. “A disciplina de inovação e empreendedorismo na Famerp visa ajudar o aluno a desenvolver perspectivas que promovam a disrupção da tecnologia e inovação, melhorando a jornada e experiência do paciente, o empoderamento, a tomada de decisão, os desafios, a democratização da saúde e a medicina baseada em valor”, explica a professora Marli Jericó, da Famerp.
O 2º Simpósio de Inovação e Empreendedorismo na Saúde é promovido pela Famerp, Fatec Rio Preto, por meio da professora Liszeila Martingo, e do Sebrae, com apoio do professor. Luciano Impastaro.