“Tecnologia de primeiro mundo” é o que possuem os alunos do quinto ano de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Jales.
Desde o início do ano letivo, eles contam com salas de aula informatizadas para facilitar o aprendizado e elevar o desempenho no desenvolvimento das atividades. Uma novidade que foi bem recebida pelos pais e professores.
Nas escolas municipais Maria Olympia Sobrinho, Alberto Gandur e Jacira de Carvalho, além de outras duas escolas municipalizadas Elza Pirro Viana e Eujácia Moreira, os estudantes já usufruem do novo sistema de tecnologia, que são salas equipadas com 31 computadores cada, sendo um de uso exclusivo do professor, que coordena o orienta os estudantes para acessarem o material disponibilizado. O conteúdo é disponibilizado através de um aplicativo específico, o Lan School.
O programa permite visualizar todos os usuários dos computadores remotamente em uma mesma tela, podendo desativar os aplicativos que causam a distração durante uma de aula. Além disto, podem-se monitorar as atividades dos usuários, garantindo assim que eles não acessem páginas indesejadas ou redes sociais.
Para a professora do 5º ano da Escola Municipal Maria Olympia Sobrinho, Nilcéia Sarambeli Marinho, “o programa permite monitorar todo o conteúdo, o que garante a segurança das crianças, para que elas não façam ou acessem assuntos desnecessários ao aprendizado”. A docente ainda diz que “salas como essas são de primeiro mundo e que nem em escolas particulares, os alunos tem disponível um computador individual para consultarem a internet, conteúdos próprios de cada disciplina”.
De acordo com a professora Ellén Cássia Botton, da Escola Municipalizada Alberto Gandur, “os pais dos alunos estão encantados com os equipamentos e muito felizes por seus filhos estudarem em instituições de ensino que contam com esses recursos. No passado, os pais retiravam os alunos da escola pública e transferiam para as particulares, agora o processo mudou: os pais querem que seus filhos continuem nas escolas públicas municipais, pois elas garantem um ensino de qualidade e aprendizado”.
Segundo a secretária municipal de Educação, Simone Volpon Aranda, a escolha dos 5ºs anos é estratégica. “Com as Salas Informatizadas, os alunos dessa série tem maior capacidade de manusearem os equipamentos para acessarem os conteúdos específicos de cada disciplina, que é controlado pelo docente, o que garante que o material é estudado, e claro, com uma segurança necessária. Nossa ideia é ampliar ainda mais o número de salas e escolas atendidas para mantermos o nível de excelência na área educacional”, disse.