A prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. O resultado será utilizado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011.
Na avaliação, os estudantes responderão questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, fornecerão informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Durante o lançamento da Prova Brasil, na tarde desta segunda-feira, o prefeito Adilson Segura esteve presente na escola Vicente Santoro para acompanhar de perto o início das avaliações, consideradas por ele de suma importância para também análise da qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de Valentim Gentil.
Segundo a diretora Maria Dalva Campanhola, conforme os resultados da avaliação serão definidas as ações para aprimorar ainda mais o trabalho dos educadores e consequentemente o desempenho dos alunos.
“Apostamos na constante melhora do ensino e esperamos, neste ano, superar a meta prevista”, afirmou.
Importância da Prova
Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e melhorar a qualidade do ensino. Os alunos terão duas horas e meia para responder a prova e preencher a folha de respostas. Os aplicadores do exame não fazem parte da rede municipal de ensino. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.
Fonte:Assessoria de Imprensa