A tarde desta quinta-feira (28) foi um dia de comemoração dupla no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Primeiro, o lançamento da Turismônica, revista em quadrinhos da Maurício de Sousa Produções sobre a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e social. Segundo, o cartunista Mauricio de Sousa foi contemplado com a medalha Mário de Andrade, concedida às pessoas que contribuem com a educação e cultura no país.
Ao lado dos secretários de Turismo, Roberto de Lucena, e da Educação, José Renato Nalini, o governador Geraldo Alckmin entregou ao cartunista o principal reconhecimento cultural do estado. “Estamos homenageando um gênio da arte e da cultura, que imortalizou diversos personagens passando de geração em geração”, afirmou o governador.
Alckmin também ressaltou a importância do incentivo ao turismo. “Ele tem carácter social, econômico e, principalmente, educacional”. Por isso, a beleza do gibi, que será distribuídos para crianças de 6 a 11 anos nas escolas do estado, municipais, além das nossas estâncias turísticas.”
“É uma honra, não só por conta da medalha. Mas porque estamos lançando um produto de muita importância, peso e responsabilidade e que vai provocar conhecimento e informação”, comemorou o Maurício de Sousa durante o evento. “Além de despertar a vontade de o leitor viajar e conhecer o que tem de bom no Brasil. Quando temos as ferramentas para mandarmos essas mensagens, eu, como autor desse processo, fico muito feliz de dividir com vocês”.
Turismônica
Em formato gibi, a revista traz ainda conceitos de definição e segmentos, das estâncias turísticas envolvendo a acessibilidade e a hospitalidade. As revistinhas serão distribuídas para alunos e professores do primeiro ao quinto ano da rede pública estadual de ensino e serão utilizados pelo professor como ferramenta na construção do conhecimento interdisciplinar e crítico do aluno, dado que o turismo abrange conceitos variados.
A tiragem é de um milhão de revistas, sendo 700 mil para a Secretaria Estadual da Educação e 300 mil serão distribuídas para as prefeituras do estado, bibliotecas municipais e escolas municipais que têm o turismo inserido na grade curricular. A intenção é que esses alunos e professores disseminem os conhecimentos para os familiares e amigos.