segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da Melvin Jones terão aulas de robótica e mecatrônica

A Rede Municipal de Ensino começa a introduzir a robótica e mecatrônica como ferramenta de ensino para estimular e motivar os alunos no estudo das disciplinas básicas. O projeto piloto…

A Rede Municipal de Ensino começa a introduzir a robótica e mecatrônica como ferramenta de ensino para estimular e motivar os alunos no estudo das disciplinas básicas. O projeto piloto está sendo implantado na EMEFA Melvin Jones, iniciando com a capacitação dos professores. Os alunos começam a utilizar a tecnologia a partir de agosto.

A apresentação do projeto ocorreu na noite de segunda-feira, dia 11. Na oportunidade o prefeito Luiz Vilar anunciou que a Prefeitura adquiriu o kit do programa para iniciar na Escola Melvin Jones. “Essa é a primeira escola a receber o projeto. Em 2013, mais dez escolas terão a introdução da robótica e mecatrônica. Isso faz parte do investimento que está sendo feito na educação das nossas crianças e jovens para que possam se preparar cada vez melhor para o futuro”, explicou o prefeito.

O diretor da empresa Pete – Educação com Tecnologia, José Pacheco de Almeida Prado, apresentou o projeto aos alunos e aos pais que participaram da reunião. Ele fez demonstração do Programa Legal que será introduzido na escola e lembrou que os alunos terão noções introdutórias sobre robótica e mecatrônica, o que contribuirá para o direcionamento na escolha da área de atuação profissional. “Além disso é uma ferramenta importante para motivação dos alunos no estudo de disciplinas como Português, Matemática, Ciências, Historia e Geografia”, citou.

O projeto de robótica e mecatrônica na Secretaria Municipal de Educação é coordenado por Wagner Leite de Moraes, que lembrou que a Escola Melvin Jones é agrícola e os alunos poderão desenvolver, através do Programa Legal, vários projetos, por exemplo, de irrigação automatizada através da utilização de sensores de calor e umidade.

Ao enaltecer a evolução da escola nos últimos anos, através dos investimentos que estão sendo feitos pela administração do Prefeito Vilar, o diretor da EMEFA Melvin Jones, Jose Carlos Joaquim, ressaltou que “poucas universidades do país dispõe do kit que estamos recebendo e que a introdução da robótica e mecatrônica na escola representará uma grande vantagem no aprendizado dos alunos”.

A apresentação do projeto ocorreu durante a entrega do novo material didático da Editora Ser da Abril Cultural adotado na rede municipal de ensino. Na oportunidade o prefeito Luiz Vilar, que estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Darci Marin, anunciou também a ampliação do laboratório de informática e a reforma da Escola Melvin Jones em três etapas. “A primeira etapa começa já nas férias de julho e até o final do ano queremos estar realizando a última etapa que será a pintura geral da escola”. O prefeito finalizou informando que envidará esforços para implantar no Melvin Jones uma sala de aula como extensão da ETEC para atender os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental.

Notícias relacionadas