domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alunos da FEF visitam fábrica da Natura e porto de Santos

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da FEF participaram de uma visita acadêmica na indústria de Cosméticos da Natura em Cajamar-SP e…

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da FEF participaram de uma visita acadêmica na indústria de Cosméticos da Natura em Cajamar-SP e no Porto de Santos no último dia 17 de novembro. A Natura é uma marca 100% brasileira e está presente em sete países da América Latina e na França, sendo uma indústria líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, bem como em vendas diretas.

O grupo de alunos foi recepcionado por uma monitora, que inicialmente relatou uma breve história da empresa e suas consultoras de vendas. Em seguida, os estudantes passaram a conhecer os vários setores da empresa: a organização do estoque de matéria prima, o processo de separação dos pedidos, a Casa Natura (construída para que os funcionários experimentem os produtos e possam adquirir os mesmos a preços mais acessíveis).

A Natura, conforme descreveram os alunos, é uma empresa muito organizada, quem tem como princípio a responsabilidade social e o cuidado com os funcionários. As políticas da Natura destacam a Qualidade, o Meio Ambiente, a Segurança do Produto e a Segurança e Saúde no Trabalho, que norteiam o estabelecimento de estratégias e direcionamentos para todos os públicos que trabalham direta ou indiretamente para a empresa. Essas são as bases para a tomada de decisões e os objetivos que proporcionam o Bem Estar Bem, missão atual da empresa.

Após a visita a Natura, o grupo de alunos seguiu viagem para a cidade de Santos para realizarem a visita ao Porto onde contemplaram os projetos de tecnologia da informação (TI), logística e gestão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Os acadêmicos puderam conhecer e compreender todo o funcionamento do maior porto da América Latina. Chamou a atenção dos acadêmicos a função do prático, responsável pela manobra de navios no Porto, seja pelos altos salários que recebem, seja pela responsabilidade que assumem ao exercer tal função.

Além de discussões técnicas, os alunos percorrerem o estuário de escuna para que pudessem ter acesso as instalações portuárias via mar. Conhecendo os terminais e as principais operações realizadas, tendo observado, por exemplo, um portêiner em operação, um rebocador auxiliando um navio e a balsa atravessando o canal.

Notícias relacionadas