Em parceria com o Hemocentro de Fernandópolis, os alunos do 4° semestre do curso de Psicologia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), realizam, desde o último dia 03, uma campanha para doação de sangue e adastro para doação de medula óssea.
Motivados pelo projeto social “O Mundo Precisa de Pessoas do seu Tipo”, elaborado em sala de aula e ministrado pela professora Marinei Besteti, os universitários esperam conscientizar e orientar o maior número de pessoas possíveis para que se tornem doadores.
Para ajudar a cumprir esse objetivo, os estudantes de Psicologia vêm realizando trabalhos de divulgação na Etec, Lucy Montoro, Igreja Adventista de Valentim Gentil e também nos centros comerciais e empresariais das cidades de Macedônia, Valentim Gentil e Iturama, por intermédio de panfletagem e divulgação verbal. Na FEF, as atividades em prol à campanha continuam.
Coordenadores de diversos cursos concordaram em cooperar com a causa, desenvolvendo estratégias inteligentes para a motivação de seus alunos a participar da campanha para reforçar os estoques de sangue e aumentar o número de cadastros para a doação de medula óssea.
As redes sociais também estão sendo utilizadas para a divulgação da campanha, buscando atingir pessoas de toda a região, uma vez que, o Hemocentro de Fernandópolis é referencia e atende diversos municípios. Segundo os alunos, a mobilização tem por objetivo fazer novos cadastros, informar os cidadãos dos meios de se tornar um doador e conscientizá-los sobre este importante ato de amor, que pode salvar vidas.
COMO SE CADASTRAR?
O procedimento é muito simples, qualquer pessoa entre 18 e 54 anos pode se cadastrar para doação voluntária de medula óssea. É necessário para doar sangue: estar em boas condições de saúde. Ter entre 16(menores de idade acompanhados do responsável e 69 anos). Pesar no mínimo 50
kg para os homens e mais de 51 kg para as mulheres. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Para a doação, basta se dirigir ao Hemocentro portando documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Os alunos do curso de Psicologia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) agradecem profundamente a todos os envolvidos, em especial, ao Claudio Azevedo, responsável pelo projeto Seja um Herói, que já realizou diversas campanhas sem medir esforços nesse nobre projeto social que tem como objetivo um ato de verdadeiro amor.
O Extra.net