O nome de Fernandópolis aparece no topo da classificação do 2º Campeonato Arkos de Leitura, representado pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº Ivonete Amaral da Silva Rosa”.
Os representantes da escola, alunos da professora Baldan, do 3º ano C, conquistaram as mais importantes premiações do concurso em sua série. O destaque de 1º lugar do Brasil ficou para o aluno Rodrigo Magrini, o 2º lugar para Matheus Magrini e a terceira posição para a garotinha Isadora Martins. O Campeonato Arkos de Leitura aconteceu entre os dias 16 de março a 30 de outubro e movimentou a vida de alunos de escolas públicas e particulares em todo país. Participaram no Campeonato Arkos 60.000 alunos, 2000 turmas, 400 escolas, 150 municípios, 24 estados brasileiros.
Os alunos responderam a nada menos do que 25 milhões de perguntas, sobre 2.000.000 livros, correspondendo aproximadamente a 60 milhões de páginas lidas. Os alunos do 3º ano C da Ivonete também foram campeões na categoria Turma, destacando-se entre todos os participantes.
“Estamos muito orgulhosos por esta conquista que mostra o comprometimento dos nossos alunos, bem como dos nossos professores com a leitura e o desenvolvimento de cada um. Nossa escola está em festa”, disse a diretora Maria Elisa Migliorini.
O CAMPEONATO
Arkos é um portal com uma ideia inovadora de incentivo à leitura para classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O campeonato motiva alunos a ler mais e a criar o hábito da leitura. O portal usa para este fim conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas e adesivos virtuais, entre outros.
Arkos foi inspirado em portais existentes na Europa e nos EUA usados por milhões de alunos. A deia foi aprimorada e adaptada à realidade brasileira.
COMO FUNCIONA
Os alunos das escolas são cadastrados no portal pelos professores. Cada aluno recebe um acesso. O Campeonato disponibiliza perguntas sobre o conteúdo de mais de 6.000 livros infantis, correspondendo na média, a aproximadamente 75% dos livros infantis de uma biblioteca escolar. A cada mês novos livros são acrescentados.
Depois de ter lido um livro, o aluno o procura no portal, responde às perguntas sobre o livro e ganha pontos com as respostas corretas. O aluno pode competir com seus colegas e ver quem ganha mais pontos. Ele também ganha outros incentivos em forma de adesivos ou medalhas virtuais e tem a chance de subir de nível.
Além de incentivar alunos a ler mais, Arkos oferece um instrumento aos professores para avaliar o desempenho de cada aluno e identificar aqueles que precisam de uma atenção maior.
Josanie Branco-O Extra.net