Dia 22 de março, na próxima terça-feira, é comemorado o Dia Mundial da Água, incentivando reflexões sobre o precioso recurso do qual depende a vida humana.
Conscientes da importância de educar as crianças e jovens para o uso correto da água, periodicamente, escolas de Votuporanga procuram a Saev Ambiental em busca de informações, e este interesse aumenta com a proximidade da data.
Nesta e na próxima semana, a equipe da Estação de Tratamento de Água (ETA) está recepcionando diversas caravanas de estudantes para apresentar como é feito todo o processo de abastecimento urbano, aproveitando para alertar sobre a necessidade da economia de água. “As crianças são nossas vozes junto aos adultos, porque eles estão sempre atentos e abertos para o conhecimento. Em casa, se os pais abusam no uso da água, eles chamam mesmo a atenção!”, comenta o químico Antonio Carlos Ferreira que acompanha as visitas.
Na manhã desta sexta-feira, foi a vez da turma do 4º ano da escola Sesi conhecer as instalações da ETA e entender como é feito o tratamento da água que abastece a região central. Trinta alunos de 10 anos de idade conheceram laboratórios de análise e os tanques onde são tratados 160 litros de água por segundo.
No período da noite, será a vez de estudantes da escola técnica estadual (ETEC) “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga”. Na próxima sexta-feira, estudantes de Biomedicina da Unifev visitarão a autarquia.
Palestra
Ainda dentro das atividades de educação ambiental, com foco na importância da economia de água, a Saev Ambiental oferece palestras aos estudantes. Nesta semana, a equipe esteve no Piconzé Escola de Educação Infantil munida de materiais didáticos com dicas de como economizar água em casa e banners ilustrando o processo de tratamento nos dois sistemas de abastecimento utilizados em Votuporanga, captação por poço profundo e do manancial. Já na próxima terça-feira, crianças do Distrito de Simonsen receberão técnicos da Saev Ambiental para duas palestras, manhã e tarde.