A Secretaria da Educação irá entregar kits de materiais escolares adaptados a todos os estudantes cegos ou com visão subnormal de escolas estaduais. São cerca de 1.250 alunos, que além dos kits rotineiros (lápis, cadernos, borrachas etc), receberão materiais como soroban, máquina de assinatura e estante para leitura em braile.
São dois tipos de kits adaptados – para os estudantes totalmente sem visão (450 alunos) e para os com visão subnormal (800). Os materiais serão entregues no início do ano letivo. O investimento da Secretaria é de cerca de R$ 40 mil.
No início da semana, a Secretaria divulgou a entrega de kits escolares a todos os 5 milhões de alunos da rede estadual, com a inclusão de mochilas.
“Os estudantes com deficiência visual receberão dois kits de materiais, sendo um deles o adaptado, além da mochila. É um investimento importante, para propiciar melhor aproveitamento em sala de aula”, afirma Maria Elisabete Costa, diretora do Centro de Atendimento Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria.
“A máquina de assinatura é utilizada para que os alunos com deficiência visual aprendam a assinar o nome. A estante para leitura auxilia o aprendizado em braile”, finaliza Maria Elisabete.
O que há em cada kit adaptado
Alunos cegos:
08 lápis
02 Canetas hidrográficas (cor preta)
02 Borrachas
01 Apontador de lápis
01 Assinador – Guia para Assinatura APEC
01 Soroban
01 Estante para leitura em, braile
01 Caneta hidrográfica colorida (jogo c/ 12 unidades)
01 Papel sulfite especial (pacote com 200 folhas)
Alunos com visão subnormal:
08 lápis
02 Canetas hidrográficas (cor preta)
02 Borrachas
01 Apontador de lápis
01 Assinador – Guia para assinatura
01 Soroban
01 Estante para leitura em braile
01 Caneta hidrográfica colorida (jogo c/ 12 unidades)
01 Papel sulfite especial (pacote com 200 folhas)
01 kit adaptador de desenho geométrico (régua, compasso, transferidor, squadros)
Secretaria da Educação