terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aluno da Agronomia da Unicastelo é premiado em evento nacional

O trabalho “Adubação verde no controle de nematóides na cultura do quiabeiro”, do aluno Diogo Roberto dos Santos Pântano, do curso de Agronomia da Unicastelo de Fernandópolis, que foi orientado…

O trabalho “Adubação verde no controle de nematóides na cultura do quiabeiro”, do aluno Diogo Roberto dos Santos Pântano, do curso de Agronomia da Unicastelo de Fernandópolis, que foi orientado pelo professor de Olericultura Dr. Roberto Andreani Junior, foi premiado como “trabalho destaque” no 50° Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado entre 19 a 23 de julho de 2010 em Guarapari, no Espírito Santo.

Segundo Andreani, esse evento é considerado o mais importante do setor. Para ele, o prêmio veio contemplar um trabalho realizado com poucos recursos, no qual os resultados obtidos podem minimizar o grave problema que os nematóides causam nas plantas cultivadas.

“A utilização de plantas denominadas de adubos verdes, como a crotalaria, a mucuna preta e o feijão guandu, podem diminuir sensivelmente a população destes micro-organismos, beneficiar a estrutura físico-químico dos solos, além de evitar a contaminação do meio ambiente com o uso de nematicidas de origem química. Esta metodologia é de fácil acesso aos produtores rurais e ecologicamente correta”, explica o professor.

Andreani também esteve no XXVII Congresso Brasileiro de Plantas Daninhas, realizado entre 19 a 23 de julho de 2010, em Ribeirão Preto-SP. Neste, ele levou seus alunos João Coleta Alves e Fernando Bonin, que participaram do evento com cinco trabalhos científicos apresentados.

O professor explica que todos os trabalhos foram realizados observando a atuação de diferentes herbicidas e seus efeitos sobre parâmetros de produção das culturas de cana-de-açúcar, soja e feijão.

Segundo ele, o grande desafio da ciência das plantas daninhas é o desenvolvimento de sistemas que integrem os métodos de controle disponíveis e a adaptação destes com as características ambientais, econômicas e sociais de cada região, procurando-se sustentabilidade da área rural com a promoção do nível de vida da população e a conservação da natureza.

Notícias relacionadas