A aluna Victória Letícia dos Santos Silva, 9 anos, da 3.ª série do CEM (Centro de Educação Municipal) “Prof. Benedito Israel Duarte”, de Votuporanga, ficou com o 2º lugar na primeira edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em conjunto com suas unidades.
O concurso prestigiou alunos da rede de ensino e de cooperativas educacionais ligadas ao Sistema OCB e que participam da 1.ª fase do Programa Cooperjovem. O objetivo foi fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação nas escolas do ensino fundamental.
As unidades estaduais do Sescoop do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins se envolveram para tornar o prêmio um sucesso. Participaram escolas públicas e cooperativas educacionais de todas as regiões do país.
Com o tema “Cooperativismo. Você participa. Todos crescem”, entre mais de 15 mil redações, foram escolhidas seis, divididas em dois grupos: Categoria I, para 3.ª e 4.ª séries, e Categoria II, abrangendo alunos de 5.ª a 8.ª séries.
De acordo com o secretário da Educação e Cultura e vice-presidente da Undime Nacional pela região Sudeste, José Aparecido Duran Netto, o prêmio comprova a qualidade do ensino em Votuporanga. “O nosso objetivo é sempre oferecer educação de qualidade aos nossos alunos”, afirma.
Victória passou pelas três fases da competição. A primeira, a estadual, foi realizada entre 3 de setembro e 5 de outubro, enquanto a segunda aconteceu entre 15 e 26 de outubro. No último dia 21, a redação de Victória foi escolhida a segunda melhor na categoria. Como prêmio, a aluna receberá um Microsystem em data e local a ser definido.
Vencedores da Categoria I
1.º lugar: Fernanda Machado da Roza, 10 anos, 4ª série, escola Coeduc, de São Luís (MA)
2.º lugar: Victória Letícia dos Santos Silva, 9 anos, 3ª série, CEM Prof. Benedito Israel Duarte, de Votuporanga (SP)
3.º lugar: Manoel Gomes Silva Filho, 10 anos, 4ª série, Escola Municipal Padre Maximino Gutierrez , de Mineiros (GO)