Uma empresa que oferece aluguel de cães faz sucesso em Tóquio, no Japão. Criado em 2012 pelo japonês Yukiko Tsuchiya, o empreendimento vem conquistando cada vez mais clientes, que não podem manter cachorros em seus pequenos apartamentos.
A empresa cobra 950 ienes (aproximadamente R$ 25) para quem desejar brincar com cães por 30 minutos. Se o cliente preferir caminhar com o animal por uma hora, o preço sobe para 3.600 ienes (aproximadamente R$ 100). As duas atividades podem ser prorrogadas por um custo adicional.
A menina Rino Kakinuma (foto destacada), de sete anos, é uma das que aproveitam o serviço, ela possui inúmeros cachorros de pelúcia, esta é a oportunidade perfeita para brincar de vez em quando com os peludos de verdade que tanto adora.
“Ela realmente ama cães, mas a nossa casa não é adaptada para animais de estimação”, disse seu pai Shinji Kakinuma.
No entanto, o que pode ser benéfico para os clientes, pode causar danos aos animais. A Coligação para o Bem Estar Animal do Japão alega que os cães de aluguel podem estar sujeitos a riscos físicos e estresse mental causado pelo manuseio inadequado.
“Os animais, sem dúvida, podem ser confundidos e frustrados com a grande variedade de pessoas.” disse o chefe da organização à agência AFP.
O dono do estabelecimento rebate as criticas dizendo que os cães “ficam mais estressados quando os clientes não aparecem para alugar os passeios.”