quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alimentação escolar é terceirizada também em Jales

O Programa de Alimentação Escolar visa suprir as necessidades fisiológicas dos alunos. A legislação determina que o cardápio seja elaborado por nutricionista e tenha um mínimo de 350 calorias e…

O Programa de Alimentação Escolar visa suprir as necessidades fisiológicas dos alunos. A legislação determina que o cardápio seja elaborado por nutricionista e tenha um mínimo de 350 calorias e 9 gramas de proteínas, ou seja, 15% das necessidades diárias. Em Jales, a gestão da alimentação escolar é terceirizada e a Empresa Gente é responsável pelas compras, planejamento, programação, preparo, distribuição, higienização e treinamento do pessoal. O controle, a supervisão e a avaliação do programa é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. O CAE (Conselho de Alimentação Escolar), formado por representantes da sociedade (pais, professores, membros do legislativo e executivo, associação comercial), é responsável pela aprovação das contas do município e fiscalização da qualidade das refeições servidas aos estudantes.

Cardápio variado, elaborado e acompanhado por nutricionistas, composto por legumes, carnes, verduras, frutas, cereais e sucos, agilidade no processo de compras e contratação de pessoal, uniformes, orientação cotidiana e capacitação de merendeiras, controle rígido de higiene, são alguns dos ganhos qualitativos para a alimentação escolar decorrente da terceirização.

Pesquisas atestam a excelente qualidade da alimentação escolar. A Proddados – Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., pesquisou um universo de 402 pais de alunos da rede municipal de ensino, dos quais 86,57% consideraram que a merenda é ótima/boa. Pesquisa de satisfação da alimentação escolar, envolvendo diretores e coordenadores de escolas, em relação ao atendimento da empresa e das nutricionistas, a qualidade dos produtos, a merenda servida, os cardápios, foram altamente positivas e culminaram em notas que para 75% dos pesquisados é 9 e 10, para 4,2% é 8,5 e para 20,80% é 8,0.

O Prefeito Municipal, Humberto Parini, considera que a administração pública que oferece uma alimentação escolar saudável contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e na formação de bons hábitos alimentares.

Notícias relacionadas