Ampliar conhecimentos, qualificar os servidores públicos em seus setores de atuação e oferecer formação pública, política e cidadã à população. Com esses objetivos, foi firmado na manhã desta quarta-feira (8) um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
A parceria ocorre por intermédio do Instituto Legislativo Paulista (ILP), instituição ligada à Alesp e que há 22 anos desenvolve ações educativas, envolvendo capacitação e formação de servidores e agentes públicos, além de cursos abertos a toda a comunidade.
O acordo
A assinatura do documento formalizou uma parceria que possibilitará a realização de cursos e eventos de capacitação em diversas áreas no campo das políticas públicas. A agenda contou com a presença do presidente da Alesp, o deputado Carlão Pignatari (PSDB); do primeiro secretário, Luiz Fernando Ferreira (PT); e de representantes do IPT e do ILP.
O IPT
O Instituto com o qual a Alesp firmou parceria tem uma história de destaque. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a instituição existe há 123 anos e realiza ações voltadas ao desenvolvimento estadual e do país. O IPT também tem contribuído com o Poder Legislativo.
Além de consultorias pontuais, atendendo a pedidos dos deputados e deputadas na elaboração de seus projetos de lei, participa, mensalmente, com um espaço na TV Rede Alesp. São programas com temas tecnológicos, que podem ser facilmente assimilados e aplicados pelo público em geral. Neste mês de março, por exemplo, a temática é o uso e reaproveitamento de podas e material orgânico nas cidades para a geração de energia limpa e materiais reciclados.
“Somos um braço tecnológico para que a Assembleia desenvolva projetos em benefício da sociedade. Nossa intenção é contribuir com uma informação consistente para que os parlamentares possam qualificar suas propostas”, afirma Adriano Marim de Oliveira, diretor-executivo do IPT.
Liedi Bernucci, presidente do IPT, lembrou que o trabalho do grupo tem como foco diversas frentes. “Temos notoriedade em várias áreas do conhecimento e uma atuação importante junto à sociedade, indústria, setores comerciais e todos aqueles que geram riqueza. Temos apoiado, por exemplo, todo o trabalho que vem sendo feito no Litoral Norte”, apontou, fazendo menção à tragédia provocada recentemente por um deslizamento de terra na Barra do Sahy
Essa contribuição centenária em prol de São Paulo e do Brasil também foi lembrada pela diretora presidente do ILP, Karina do Carmo. “O IPT já esteve muitas vezes aqui na sede da Assembleia ao lado dos parlamentares, colaborando para a elaboração de leis, já que possui um conhecimento muito abrangente e atuante. Essa parceria vem para fomentar ainda mais a capacitação dos servidores, parlamentares e sociedade civil. Todos temos a ganhar com isso”, comentou Karina.
Ampliação
O presidente Carlão Pignatari ressaltou que a parceria servirá para ampliar o envolvimento e o domínio da Alesp em relação a vários temas, o que irá contribuir para a discussão e elaboração de propostas. “A capacidade de conhecimento que o IPT tem é valiosa demais para ficar guardada apenas com eles. Quanto mais seus integrantes conseguirem passar isso para as pessoas, melhor será a nossa vida”, afirmou.
“A Assembleia Legislativa dá um passo extremamente importante em busca da modernização e especialização do serviço público. O objetivo é que, juntamente com o Instituto Legislativo Paulista, continuem acontecendo cursos de formação, reciclagem e especialização. Para o Estado de São Paulo e para o povo paulista, este é um passo muito importante para que os agentes públicos consigam criar políticas que possam atender melhor a todos”, disse o primeiro secretário, Ferreira.