terça-feira, 15 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aldeias isoladas recebem urnas transportadas por helicópteros

Localidades ribeirinhas mais distantes no ocidente brasileiro, no Acre, sem acesso por via terrestre, receberam urnas eletrônicas para as eleições de domingo. O material foi transportado até Foz do Breu…

Localidades ribeirinhas mais distantes no ocidente brasileiro, no Acre, sem acesso por via terrestre, receberam urnas eletrônicas para as eleições de domingo. O material foi transportado até Foz do Breu e Aldeia Cruzeirinho por helicópteros militares da FAB.

A cidade mais próxima, Marechal Tamaturgo, fica a dez horas de barco. “Não há como medir a distância por terra. Não há estradas. São comunidades bastante distantes. É raro os moradores saírem até os centros urbanos”, disse o Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Carlos Venícius, segundo os militares divulgaram.

Além das urnas, serão transportados os mesários e outros profissionais que trabalharão no dia das eleições em aldeias, seringais e comunidades rurais nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Tarauacá, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Rodrigues Alves. As localidades possuem aproximadamente cinco mil eleitores. “Os moradores teriam que ir até as cidades e muitos não têm essa possibilidade”, explica o diretor.

O Tribunal Superior Eleitoral também pediu apoio de transporte militar para cidades Sucuriju e São Miguel do Flexal, no Amapá.

Notícias relacionadas