Visando melhor atendimento e higiene dos pacientes acometidos pela conjuntivite em Votuporanga, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou álcool em gel para higienização correta das mãos no Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germana”, local centralizado para esse tipo de acolhimento.
A secretária de Saúde, Fabiana Stringari de Parma destaca que cerca de 15 suportes foram distribuídos pelos corredores do Mini-Hospital e consultórios. “As pessoas que se dirigirem até o local para passar pelo médico vão encontrar o álcool em gel. Os suportes já haviam sido instalados na última semana e agora o produto está sendo recolocado sempre que necessário”, enfatiza. Os pacientes do Mini-Hospital também podem contar com lenço de papel descartável para as mãos.
Diminuição de casos
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de casos de pessoas acometidas pela conjuntivite diminui dia a dia. No início da semana, o Mini-Hospital contabilizava mais de 540 atendimentos, já na quarta-feira, o número caiu para 360.
Medidas Preventivas
– Afastar de ambientes coletivos, por pelo menos 7 dias, pessoas que apresentarem conjuntivite;
– Lavar com freqüência as mãos e o rosto com água e sabão;
– Evitar coçar os olhos;
– Usar lenços e toalhas descartáveis individuais;
– Utilizar travesseiros individuais;
– Evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite;
– Evitar atividades de grupo enquanto secreção ocular estiver presente; – evitar freqüentar piscinas e uso de lentes de contato;
– Realizar limpeza com água e sabão. Em seguida, aplicar álcool 70% às superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite.
Atendimento
Todo o caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações quanto ao tratamento e controle da doença. As consultas continuam sendo realizadas das 13h às 19h, no Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germana”, desta vez, por dois médicos clínicos geral, que estarão exclusivamente a disposição de pessoas que apresentarem sinais da infecção nos olhos.