sábado, 4 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Álcool 70% será banido das farmácias e mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que as farmácias e mercados interrompam a comercialização de álcool etílico na concentração de 70% na forma líquida. A medida deve ser…

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que as farmácias e mercados interrompam a comercialização de álcool etílico na concentração de 70% na forma líquida. A medida deve ser cumprida em todo o país até o dia 30 deste mês.

A proibição da venda do álcool 70% líquido remonta a uma resolução da Anvisa de 2002, devido aos riscos à saúde pública associados a acidentes por queimadura e ingestão, especialmente em crianças. Na época, estatísticas apontavam cerca de um milhão de casos anuais de acidentes desse tipo no país, sendo 45 mil deles relacionados ao álcool.

Em resposta à emergência da pandemia de Covid-19, o governo federal permitiu temporariamente a venda do produto líquido em mercados e farmácias, em março de 2020. Essa permissão, inicialmente válida por 180 dias, foi prorrogada até 31 de dezembro de 2023, com um período adicional de 120 dias para esgotamento de estoque após o término da vigência da resolução.

Assim, a partir de maio, a venda do álcool 70% líquido será novamente proibida em estabelecimentos comerciais, mantendo-se permitida apenas a comercialização do produto na forma de gel.

Notícias relacionadas