sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alcoeste recebe novamente certificação de “Empresa Amiga da Criança”

A Abrinq é uma organização “amiga da criança”, sem fins lucrativos, que nasceu em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tem como missão…

A Abrinq é uma organização “amiga da criança”, sem fins lucrativos, que nasceu em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania dos mesmos.

A Fundação Abrinq é mantida por pessoas, empresas e agências nacionais e internacionais que lutam pela causa da criança e do adolescente, que são beneficiados por meio de suas ações, programas e projetos.

O Programa Empresa Amiga da Criança reconhece através da concessão de um selo social, empresas que assumem 10 compromissos com a criança brasileira, no que se refere aos temas do combate ao trabalho infantil, educação, saúde, direitos civis e investimento social na criança e no adolescente.

A Alcoeste foi certificada pela Abrinq como empresa amiga da criança no ano de 2002 e desde então vem conseguindo a renovação anual do selo outorgado pela organização. Veja abaixo os compromissos firmados pela Alcoeste com a Abrinq:

1- Dizer não ao trabalho infantil, não empregando menores de 16, exceto na condição de aprendizes a partir de 14 anos.

2- Respeitar o jovem trabalhador, não empregando menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas ou insalubres.

3- Alertar seus fornecedores, por meio de cláusula contratual ou outros instrumentos, que uma denúncia comprovada de trabalho infantil pode causar rompimento da relação comercial.

4- Fornecer creche ou auxílio-creche para filhos de funcionários.

5- Assegurar que os funcionários matriculem seus filhos menores de 18 anos no ensino fundamental e empreender esforços para que todos freqüentem a escola.

6- Incentivar e auxiliar as funcionárias gestantes a realizar o pré-natal e orientar todas as funcionárias sobre a importância dessa medida.

7- Estimular a amamentação, dando condições para que as funcionárias possam amamentar seus filhos até no mínimo os 6 meses de idade.

8- Orientar seus funcionários a fazer o registro de nascimento dos seus filhos.

9- Fazer investimento social na criança ou adolescente compatível com o porte da empresa, conforme estabelecido pela Fundação Abrinq.

10- Contribuir para Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente, com o equivalente a 1% do imposto de renda devido, conforme estimativa de lucro tributável da empresa no exercício.

Notícias relacionadas