sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alcoeste realizou simulado de incêndio

No dia 05 de dezembro de 2007, a Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A realizou em suas dependências o IV Simulado de Emergência da Brigada de Incêndio, que teve a participação do…

No dia 05 de dezembro de 2007, a Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A realizou em suas dependências o IV Simulado de Emergência da Brigada de Incêndio, que teve a participação do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis.

O Simulado de Emergência é um dos trabalhos que integra os programas de segurança da empresa, e já é realizado pelo quarto ano consecutivo. Entre os objetivos do simulado destacam-se o treinamento da brigada de incêndio e a avaliação da atuação dos brigadistas em situações de emergência envolvendo incêndio e resgate de vítimas. Desta forma, é possível diagnosticar o preparo dos brigadistas, falhas operacionais, falhas estratégicas e necessidades de novos treinamentos. O simulado também permite a estruturação do plano de emergência da empresa.

A atuação da brigada de incêndio abrange as áreas de primeiros socorros e combate a incêndio.

Para os primeiros socorros, simulou-se o resgate seguido do atendimento de primeiros socorros para 3 vítimas em locais distintos: a 1ª vítima com parada cárdio-pulmonar na plataforma da ponte rolante sobre a moagem. A 2ª vítima, com fratura exposta em um dos membros superiores (braço), no mesmo local da primeira. Já a 3ª vítima, com fratura em um dos membros inferiores (perna). Também foi simulado o resgate de vítima em altura utilizando técnicas de rapel (descida da vítima na maca, utilizando-se cordas).

Para o combate a incêndio, simulou-se uma ocorrência na caçamba de uma retro-escavadeira, onde os brigadistas atuaram com extintores de incêndio para extinguir o fogo classe B (gasolina).

Segundo Jean Ricardo, técnico de segurança da Alcoeste, “a participação do Corpo de Bombeiros completou a atuação da brigada, promovendo a integração entre esta instituição e a equipe da Alcoeste, trazendo também, o enriquecimento do plano de emergência da empresa”.

No Simulado, o Corpo de Bombeiros auxiliou no resgate das vítimas e no combate ao incêndio, com a atuação direta de suas guarnições na emergência. Com esta atuação, os responsáveis pelo Corpo de Bombeiros também puderam avaliar o preparo de sua equipe.

A avaliação do Simulado pela Coordenação da Brigada e pelo SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – foi positiva. Os responsáveis admitem que o Simulado atingiu todas as expectativas e demonstrou que a Brigada da Alcoeste está preparada para atuar em situações reais de emergência. Entretanto, reconhecem que o treinamento ainda é essencial e o mesmo deverá permanecer como parte integrante das atividades da brigada.

O Corpo de Bombeiros também avaliou a atuação de suas guarnições e manifestaram satisfação com os resultados, principalmente em relação ao tempo e às estratégias de ação que, segundo eles, foram rápidas e precisas.

Notícias relacionadas