sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alckmin venceu Lula nas cidades da região

O candidato a presidente, Geraldo Alckmin, derrotou o petista Luis Inácio Lula da Silva, na maioria das cidades da comarca de Fernandópolis, neste segundo turno. O resultado, segundo a Justiça…

O candidato a presidente, Geraldo Alckmin, derrotou o petista Luis Inácio Lula da Silva, na maioria das cidades da comarca de Fernandópolis, neste segundo turno.

O resultado, segundo a Justiça Eleitoral, foi semelhante ao do primeiro turno, com Geraldo Alckmin em primeiro na maioria das cidades, e Lula em segundo lugar. O tucano venceu em Fernandópolis, Macedônia, Meridiano, Pedranópolis e Indiaporã, e perdeu em Ouroeste e em Guarani D’Oeste – única cidade da comarca administrada pelo PT.

O resultado de Guarani D’Oeste foi obtido, basicamente, pelo trabalho do prefeito Marcos Caboclo, que visitou todas as casas do município de 2,8 mil habitantes, nos últimos quinze dias. Na cidade, Lula obteve 51,11% dos votos e Alckmin 46,24%. Mas, no primeiro turno, os eleitores não atenderam os pedidos do prefeito.

O eleitorado de Fernandópolis também preferiu não atender ao pedido da prefeita Ana Bim, que assinou manifesto de apoio à reeleição do presidente, semana passada, num ato político do PT na cidade. De acordo com a Justiça Eleitoral, Alckmin obteve 20.307 votos na cidade, contra 15.840 votos do candidato do PT.

Em termos percentuais, Lua recebeu 43,82% e Geraldo Alckmin obteve 56,18%. A abstenção – diferença entre eleitores aptos a votar e o número de votantes – cresceu 2,03% em Fernandópolis, no segundo turno, em comparação ao primeiro.

No primeiro turno, 18% dos 46.945 deixaram de votar. Neste domingo o percentual subiu para 20,3%. O juiz Evandro Pelarin, 150ª Zona Eleitoral, disse que o fato pode ter sido provocado pelo baixo interesse dos eleitores pela votação em nível Federal.

1º e 2º Turno
Das 102 cidades da região, o presidente Lula venceu em 28 municípios, – 23 a mais do que no primeiro turno.

Geraldo Alckmin manteve a dianteira em outras 74 cidades. Isto confirma que a região prossegue sem uma característica forte do PT.

Entre as dez maiores cidades da região, Alckmin venceu em todas. No entanto, Lula conseguiu diminuir a vantagem que o tucano obteve no primeiro turno. A maior recuperação de Lula foi registrada em José Bonifácio, onde a redução foi de 13 pontos percentuais.

A diferença no primeiro turno era de 37,16 pontos percentuais e passou para 23,56. Em Fernandópolis, o petista reduziu a diferença em 12 pontos percentuais. Nesses mesmos municípios, o crescimento médio do índice de abstenção foi de 1,27 ponto percentual, em relação ao primeiro turno.

Notícias relacionadas