O Oscar 2025 anunciou nesta terça (17) a lista preliminar de indicados a algumas categorias e “Ainda Estou Aqui” se manteve na disputa. A obra está entre as pré-selecionadas para Melhor Filme Estrangeiro, mas a indicação ainda não é definitiva.
No total, foram anunciadas obras de 15 países diferentes: Brasil, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido. Os cinco finalistas serão divulgados em 17 de janeiro.
Ainda não se sabe se Fernanda Torres vai disputar o prêmio de Melhor Atriz, já que a categoria não é anunciada em lista preliminar. Mesmo assim, ela celebrou as obras divulgadas nesta terça.
“Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete, e, cada etapa, um alívio quando a gente passa. Este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e só de estar na shortlist já é uma grande coisa”, diz a atriz em comunicado enviado à imprensa.
O filme ainda foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro e Fernanda Torres concorre na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Veja a lista dos filmes que seguem na disputa:
- “Ainda Estou Aqui”, Brasil
- “Universal Language”, Canadá
- “Waves”, República Tcheca
- “A Menina com a Agulha”, Dinamarca
- “Emilia Pérez”, França
- “A Semente do Fruto Sagrado”, Alemanha
- “Touch”, Islândia
- “Kneecap – Música e Liberdade”, Irlanda
- “Vermiglio”, Itália
- “Flow”, Letônia
- “Armand”, Noruega
- “From Ground Zero”, Palestina
- “Dahomey”, Senegal
- “Como Ganhar Milhões Antes Que a Avó Morra”, Tailândia
- “Santosh – Vozes da Hierarquia”, Reino Unido