A água misturada a produtos químicos proveniente do combate ao incêndio em uma fábrica de produtos de limpeza em Araçatuba, ocorrido na tarde de quarta-feira (23), causou a morte de vários peixes no córrego Machadinho, que corta parte da zona urbana, entre elas o valetão entre as duas vias da avenida Joaquim Pompeu de Toledo, e deságua no ribeirão Baguaçu.
No final da manhã, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu nota informando que técnicos vistoriaram o córrego e encontraram pequenos peixes mortos, em função do incêndio.
A companhia informa que foram coletadas amostras da água do Machadinho para análise, mas não há previsão de data para divulgação do resultado. Somente após a conclusão dos trabalhos será avaliada a possibilidade aplicação de penalidade para empresa, segundo a Cetesb.
PERCURSO
Na manhã desta quinta-feira (23), a reportagem percorreu o trecho do córrego entre a rua Duque de Caxias e a rotatória com a rua Baguaçu, e encontrou dezenas de peixes mortos e outros vários agonizando, à beira da água, em busca de oxigênio.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou, por meio de nota, que a Prefeitura iniciará levantamento de amostragens para verificar a situação da água e do leito do córrego. Segundo o município, a empresa tem 100% de responsabilidade sobre o ocorrido, cabendo à Prefeitura apenas fiscalizar.
Folha da Região