No dia 19 de outubro, foi dado início ao projeto “Verde no Muro – Hortaliças no Cras”, uma iniciativa do curso de Agronomia da Unifev, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste, situado no bairro São Damião, em Votuporanga. A ação, que abrange as etapas de implantação, cultivo e colheita de hortaliças, terá duração até 18 de dezembro.
A Profa. Dra. Laís Naiara Honorato Monteiro, docente responsável pela atividade, explicou que o objetivo da horta vertical é aproximar os alunos de Agronomia da comunidade e incentivar a produção de alimentos saudáveis. “Os atendidos pelo Cras Leste aprenderão as técnicas de cultivo e as colocarão em prática, podendo depois replicá-las em casa, produzindo hortas caseiras e melhorando a alimentação das suas famílias, com acesso a alimentos frescos e de qualidade”, destacou.
De acordo com o coordenador em exercício do curso de Agronomia, Prof. Me. Fernando Galoro Delavale, durante o projeto serão desenvolvidas atividades práticas que aliam educação ambiental, sustentabilidade e inclusão social. “Os alunos desenvolverão hortas verticais com garrafas PET. Essa prática promove a conscientização sobre a reutilização de materiais recicláveis, ao mesmo tempo que torna acessível a prática do cultivo de hortaliças em espaços urbanos limitados. A parceria com o Cras reforça o compromisso da Unifev com a comunidade”, finalizou.