Para orientar donos de estabelecimentos, a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizou uma palestra sobre adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). A convite da SAA, o deputado Itamar Borges esteve presente ao evento, realizado na manhã desta sexta-feira, 08 de abril, em Campinas.
O subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; o coordenador da Defesa Agropecuária (CDA), Luís Bianco; a coordenadora Substituta da CDA, Erika Ramos Mello; o diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal da CDA, Bruno Bergamo Ruffolo; o representante da ASSESISP, André Fleury Silveira de Alvarenga; falaram sobre o assunto aos 160 profissionais de cerca de 70 empresas que têm selo dos serviços de inspeção estadual (SISP) ou federal (SIF), além de profissionais autônomos, presentes.
A adesão do SISP ao SISBI-POA foi regulamentada recentemente, por meio de uma portaria do Ministério da Agricultura. Com isso, além de corrigir algumas distorções, a inovação possibilita que os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo possam ser comercializados em outros estados, proporcionando geração de emprego e renda para as indústrias localizadas no estado. As mudanças atendem a expansão e a dinâmica de crescimento do Agro paulista.
“Uma evolução do sistema, que passa de estadual para nacional, permitindo a comercialização não apenas dentro de São Paulo, mas também em todo Brasil, aumentando a competitividade do produto paulista. Mais um grande passo do agro paulista para desburocratizar, agilizar e inovar”, destaca Itamar Borges.