sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Agricultura promove palestra sobre greening e nova legislação

A Prefeitura de Fernandópolis através da Diretoria da Agricultura promoveu no último dia 31 uma palestra sobre “greening” para citricultores do município e região. Com a participação de 80 citricultores…

A Prefeitura de Fernandópolis através da Diretoria da Agricultura promoveu no último dia 31 uma palestra sobre “greening” para citricultores do município e região. Com a participação de 80 citricultores o tema “Doença e Legislação” tratou sobre as novas medidas de combate à doença implantadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, como a obrigatoriedade de relatórios semestrais de inspeção e erradicação de plantas não somente para aqueles proprietários localizados nos municípios com reconhecimento oficial da presença do greening, mas também a todos os pomares considerados comerciais. As palestras foram ministradas por profissionais da Fundecitrus, Bayer Cropscience e do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).

Em Fernandópolis não foi registrado nenhum caso de greening, porém em algumas cidades da região muitas propriedades foram obrigadas a erradicarem as plantas.

O diretor da Agricultura Marcos Antonio Mazeti atenta para o problema: “Nossa preocupação é alertar, não só os citricultores, como também a todos os munícipes sobre os riscos que essa doença oferece e suas conseqüências, e de certa forma sensibilizar e mobilizar a população a colaborar na sua prevenção no sentido de que quem tenha em sua casa ou propriedade a popular murta (planta hospedeira) fazer a substituição da mesma por outras plantas ornamentais disponíveis no viveiro municipal”.

O Prefeito Luiz Vilar ressalta ainda a importância do alerta e da citricultura para o município “É de extrema importância à conscientização dos citricultores e da sociedade de uma forma geral, todos precisam saber o que é necessário fazer para combater a doença e colocar em prática as novas medidas adotadas pela Secretaria da Agricultura do Estado, isto porque é uma atividade representativa não só em nosso município como também em todo o Estado, contribuindo de forma significativa para a economia e desenvolvimento agrícola. Por isso, colocamos a disposição o corpo técnico da Diretoria da Agricultura para colaborar no que for necessário”.

O greening é uma praga de citros causada pela bactéria Candidatus liberibacter sp., considerada, atualmente, a principal doença que atinge a citricultura brasileira. Pesquisadores acreditam que no Estado de São Paulo a doença seja transmitida pelo vetor Diaphorina citri, um pequeno inseto que mede de 3 a 4 mm e é comum nos pomares brasileiros e na planta ornamental conhecida como murta (Murraya paniculata).

As recomendações para controle é a aquisição de mudas sadias em viveiros protegidos e a aplicação de inseticidas para a eliminação do vetor. Porém, uma vez identificada à presença de plantas infectadas no pomar, a melhor estratégia é a erradicação, como forma de reduzir a contaminação de plantas sadias.

Notícias relacionadas