segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Agricultores familiares são cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Fernandópolis, através da Diretoria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reuniu cerca de 30 agricultores familiares do município, no último dia 05, para o cadastramento no programa…

A Prefeitura de Fernandópolis, através da Diretoria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reuniu cerca de 30 agricultores familiares do município, no último dia 05, para o cadastramento no programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. O programa tem como objetivo incentivar a agricultura familiar através da aquisição de alimentos diretamente do agricultor, repassando-os a quem tem problemas de insegurança alimentar e nutricional, tais como: entidades assistenciais, quilombolas, indígenas, entre outros.

O desenvolvimento do programa em Fernandópolis é fruto da parceria entre a Prefeitura e a Associação de Empreendedores FEF Junior de Fernandópolis – que fica responsável pela elaboração do projeto e contabilidade. Em contrapartida, a Diretoria de Agricultura gerencia todo o setor operacional como organização e distribuição dos alimentos.

Segundo o prefeito Luiz Vilar, “esse é um programa que efetivamente ajuda no aumento da renda familiar e garante um preço justo ao agricultor que tem dificuldades de comercializá-los, principalmente, pela figura dos “atravessadores” que muitas vezes adquirem a produção a valores extremamente baixos, deixando o produtor com dificuldades até para o sustento de sua família”.

Os agricultores interessados em se cadastrar no programa deverão estar inseridos no PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) regularizada.Quem não possuir a DAP, deverá procurar a Casa da Agricultura de Fernandópolis – CATI – para efetuar a inscrição no PRONAF e estarem aptos a participar do programa. O prazo para o cadastramento no programa vai até o dia 1º de março.

“Convidamos todos os produtores rurais do município a se cadastrarem, pois com certeza é uma oportunidade a mais para o pequeno produtor comercializar sua mercadoria com um bom preço de mercado, além de contribuir para a inclusão social” disse o Diretor de Agricultura Marcos Mazeti.

Notícias relacionadas