Nestes seis meses de implantação, os agentes de trânsito da Prefeitura de Votuporanga têm colaborado com o fluxo de veículos na cidade, gerando mais fluidez e segurança aos motoristas e pedestres. Isso porque um esquema especial foi criado para controlar o tráfego em alguns pontos como as principais ruas do comércio, instituições de ensino e cruzamentos movimentados, como Avenida Brasil e a Avenida Emílio Arroyo Hernandes.
O fato pode ser observado, por exemplo, por quem transita no período das 16h às 19h30 na rotatória da avenida Brasil. O engenheiro Marcelo Marin Zeitune, secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços e Diretor de Trânsito, explica que os agentes se revezam nesse horário para controlar e conduzir os motoristas no horário de pico. Aquela região concentra o principal tráfego entre trabalhadores dos parques industriais, do comércio em geral que se cruzam com destinos a diversos pontos da cidade.
“Estamos acompanhando e constando um processo evolutivo em que as pessoas estão recebendo orientações corretas para que não ocorram acidentes e haja maior fluidez nesses lugares”, esclarece o secretário.
Escolas
O mesmo trabalho acontece nas escolas de educação infantil na cidade. Nos horários de saída e entradas os agentes fazem intervenções com auxílio de equipamento para melhor sinalização do trânsito, como por exemplo, nos CEMs (Centros de Educação Municipais) Profª Clary Brandão Bertoncini, Profº Faustino Pedroso, “Dep. Narciso Pieroni”, Profº Benedito Israel Duarte, entre outros pontos que se caracterizam locais de riscos, próximos de avenidas e vias de muito movimento.
Obras
As intervenções são feitas ainda nos casos de obras realizadas pela prefeitura de Votuporanga, como a Saev (Superintendência de Água e Esgotos) quando necessita de interromper o trânsito. Os agentes ficam no local desviando e orientando os condutores. Eles também estão presentes nas pinturas de solo com máquinas, como foi feita esta semana com mais de 112 Pares.
Comércio
Aos sábados, os agentes circulam pelas Ruas Amazonas e Pernambuco para desafogar as vias que dão acesso ao comércio de Votuporanga. Nessa época do ano, em que o comércio permanece aberto até às 22 horas, os agentes fazem a interdição das ruas e a liberação, além de gerenciamento do trânsito em eventos especiais como a chegada do Papai Noel, a passagem do caminhão da Coca-Cola pela cidade, entre outros.